GuZ

Google Chrome Review

Categoria(s): (Nerd, Review) por GuZ em 03-09-2008

Tags : , , , , , , ,

chrome-205_noshadow

Testando o chrome, Primeiras impressões:

Testei o Chrome durante toda a tarde na Universidade, e parte da madrugada em casa , Na verdade estava pesquisando sobre a configuração do Squid, Mas já que vou usar um Browser, por que não o Chrome? [ Obs falando em Squid descobri que eu tenho que comprar aquele livro sobre servidores Linux, do Carlos Morimotto , mas isso fica para outro post, outro dia :P] .

Testei e escrevi durante a madrugada toda e acho que peguei os principais pontos do Google Chrome.

Chega de enrolação e vamos ao que interessa:

Fiz alguns testes, e achei que o chrome tem muito para ser um ótimo navegador de Internet, capaz de desbancar o Internet Explorer e o Firefox. Comparei com o Firefox, o Opera e o IE, e colocando na balança, dá pra usar o Chrome sem problemas.

Devo lembrar que o Chrome ainda está em versão BETA, então se vc tiver postando algo no seu blog por ele, e vier reclamar comigo por que o “Chrome travou, vc disse que era bom” você sabe o que eu vou dizer pra vc fazer com seu computador, não sabe?

Outro porém, é que eu testei no meu notebookd CCE, um Core2Duo com 2GB de Ram. A performance em outros computadores (em especial com menos memória) pode variar.

Instalação:

chrome_install_1A instalação do Chrome é muito rápida e fácil, com apenas um clique ele instala e já começa a funcionar. Se comparar com o Internet Explorer 8 Beta II, que necessita algum tempo para baixar, mais duas reinicializações para concluir a instalação.

JavaScript:

O Gmail carregou que nem uma bala aqui! Nem o Firefox carregou tão rápido. A Nova Galeria de Fotos do Oxenti, que usa MUITO JavaScript, também carregou bem mais rápido no Chrome do que no Firefox (Bom, como referencia, o Internet Explorer Travou :P).

Segundo o Fabião, Lá do Meio Bit, o teste do Dromaeo deixou o Fx e os outros Browsers comendo poeira:

Chrome: 458ms

Opera 9.5: 2400ms

Firefox 3: 2100ms

Como eu comentei: O Engine é um V8, e não um 1.0 ;)

Página inicial com Speed Dial

A página inicial do Chrome é uma grande sacada (meio que copiada do Opera), ela armazena os favoritos e os sites recem acessados.Chrome Interface

Uso de Memória:

O uso de memória, me pareceu um tanto alto, compare:

uso de memoria X Firefox 1

Uso de memoria X firefox 2

IECO

OPERA MEM

O navegador do Google consumiu 72MB contra 66MB do Firefox, com os mesmos 3 sites abertos. Mas, como se era de esperar, o Internet Explorer cravou 125MB de memória, com os mesmos 3 sites abertos (no Windows VISTA) Mas mesmo assim o campeão no quesito economia de Memória foi o Opera, com 44MB. (os sites eram: blog.wiiarenerds.com guz.oxenti.com e www.gmail.com)

A Vantagem no Chrome é que, quando eu tentei matar um processo qualquer, ele apresentou uma mensagem de erro numa das páginas (a do Gmail). Depois tentei matar

outro processo e a página do Wii Are Nerds também apresentou erro, Sem travar o navegador.

Downloads:

Para testar o gerenciador de downloads do Chrome eu tentei baixar o Opera, e encontrei uma desvantagem: O Gerenciador de downloads fica agregado a aba da página que originou o download. Poderia ficar num gerenciador separado, pra reduzir o risco de Crashs.

Problemas:

Encontrei um problema com a navegação, como eu costumo utilizar o botão do meio do mouse para navegar na página, tentei usar esta facilidade, que o chrome não tem.

Outro problema é a barra de Status, que não existe. Acostumei com a Barra no Internet Explorer 4.0 ainda, e agora para larga-la :(

Seria legal que o Google fizesse o mesmo esquema do Firefox, com a pesquisa “estou com sorte” na barra de endereços.

Gerenciador de Tarefas:

O Chrome tem seu próprio gerenciador de tarefas, que permite que você saiba qual dos sites e plugins estão na memória, ou que estão travados. O Bixo é quase um sistema operacional completo, em formato de navegador!

Busca:

Para quem usa a barra de busca do Firefox, o Chrome tem alguns recursos muito interessantes. A Localização da barra é uma delas, no canto esquerdo do browser. Ao digitar ele vai localizando, como no Fx, mostra a quantidade de coincidencias no texto e ainda marca a localização na barra de rolagem do navegador.

Curiosidades:

About memorySe você digitar “About:memory” na barra de endereços, você vai ver estatisticas sobre o uso de memória do navegador,. (obs, no Screenshot, eu estava apenas com a pagina do MSN aberta no Iexplorer, e a Pagina inicial do Mozilla Firefox, no Firefox)

A Microsoft poderia aparender com o Chrome! Apesar de ser do Google, ele aceita vários outros mecanismos de busca como padrão como o Yahoo, o Msn… Compatibilidade…

aumenta caixas de textoUm outro recurso interessante é a possibilidade de aumentar as caixas de texto dos sites, basta clicar no canto direito delas e puxar.

Considerações Finais

O Google Navigator ;) tem tudo para ser o principal browser do mercado. Divulgue, mostre que o Google Navigator tem um modo para sites, hmmm Suspeitos, Mostre que ele é mais rápido, mais seguro e mais bonito que o Internet Explorer, Deixa o Orkut bem mais rápido também :P

Mas falando sério, Só recomendo o uso do Chrome, para power users, por que, apesar de ser um navegador muito bom, ainda está em estágio de TESTES, ou seja podem acontecer problemas com ele (explodir o monitor por exemplo :P). A Interface do Chorme mantém as mensagens de erro infames do orkut :P e algumas piadinhas também.

É importante ressaltar que o Chorme é optimizado para MULTICORES, ou seja, se vc tem um Dual Core ou um Core 2 Duo, provavelmente achará o Chrome muito mais rápido do que quem tem um Celerom. Por sua vez, quem tem um Celerom achará o Firefox mais rápido.

Ah sim, se você usa o Linux, em breve poderá navegar com o Chorme também, mas por enquanto o Chrome funciona só com o Windows.

Em tempo o Hotmail não reconheceu o Chrome:

Hotmail Bug

Obs. Finalmente consegui colocar Tags aqui no Blog :P, só por curiosidade, no Windows Live Writer, elas são chamadas de Palavras-Chave :P

Obs2. Conteúdo disponível para os blogs: GuZ e Wii Are Nerds.

Comentários:

Postar um comentário